Djalma
DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA
Disciplina: Fundamentos da Análise Sociológica
Curso: Antropologia / noite
Prof. Titular: Claudio Chaves Beato
Prof. Assistente: Djalma Eudes
Discente: Lilian Cordeiro Lima Marques_____________________ data: 29/03/ 2013
ROTEIRO – EXPOSIÇÃO DE LEITURAS
Texto 1: BERGER, Peter (1994). “A Sociedade no Homem”. In: Perspectivas Sociológicas: uma visão humanística. Petrópolis: Vozes - Cap. 5.
Plano analítico:
1) No Cap. 4 Berger reforça a ideia que a sociedade se constitui como uma espécie de armadura que envolve o indivíduo em diversas camadas de controle social. De forma minimalista, estas camadas podem ser vistas como fontes de poder. “A sociedade determina não só o que fazemos, com também o que somos” (p. 107).
Este Cap. 5 oferece uma contra-argumentação, investigando o papel do indivíduo. Neste sentido, inicia com a pergunta-chave: por que este poder não nos causa maior sofrimento?
Explique como a teoria dos papeis sociais pode se apresentar como a possível fonte de resposta do autor para esta questão, uma vez que, segundo afirma:
“Ela [a teoria dos papeis] nos oferece uma antropologia sociológica, isto é, uma visão do homem baseada em sua existência na sociedade” (p. 119).
2) Elabore um modelo analítico (uma representação gráfica/ framework ou fluxograma/ organograma) destacando os principais elementos da teoria dos papeis e suas interligações.
OBS.: para a elaboração de um modelo (modelagem analítica), é necessário levar em conta o tipo e relação entre os conceitos ou categorias:
Há várias formas de fazer isso. Elaborar um modelo analítico é mais ou menos como entrar em uma casa e visitar seus cômodos. Cada espaço, apesar de referir-se à mesma casa, possui sua história ou utilização que o distingue do resto da casa, a forma como as coisas estão dispostas, a decoração, o tipo de pessoa que pode ou não entrar ali e qual seu vínculo com o resto da família