biologo
A história da hoje Rede Navas tem inicio nos primórdios do bairro Nova Cerquilho, em uma época onde nem asfalto o bairro tinha. Vindos da grande São Paulo com dois filhos (Fernanda Meire Navas e Fernando Blasques Navas, o atual administrador viria a nascer anos depois, em 1983), o casal Waldemar Navas e Maria Tereza Agassi iniciaram sua vida comercial vendendo doces caseiros e hortaliças de porta em porta com o auxilio de uma simples carriola. Na década de 70, é aberta uma pequena janela na própria casa do casal, que anos depois se transforma em uma pequena mercearia e, mais tarde em 1986, é aberta na esquina da rua Bolívia com a São José, a Padaria Navas.
Após recorrentes brigas, o casal se divorcia e a administração da padaria passa por períodos de instabilidade. Waldemar continua por alguns anos na padaria, ela então é passada para os filhos homens, o que não funciona e volta para Waldemar. Fernando Navas abre a “Banca da Vivi” (hoje Banca Navas) em 2002, dando espaço para que Fabio Navas assuma a padaria em 2004 e permaneça até os dias de hoje.
Com ele a Padaria obteve um enorme crescimento econômico devido a iniciativas como a fabricação de pães para lanches (que hoje atende a um grande número de lanchonetes e trailers em Cerquilho) e a distribuição de frios (que originaria a Distribuidora de Frios Navas). Em 2011, o nome Navas ganhou mais um representante, o Mercado Navas, atendendo na Rua Maria Gonçalves, no Jardim Aliança.
Quanto ao logo, ele não nasceu Navas, na verdade, foi incorporado quando Fabio comprou a tradicional Padaria São José em 2008 que já o possuía. Após a venda da mesma, o logo passou a representar o nome Navas. Não há fatos que comprovem, mas acredita-se que o homenzinho de chapéu foi uma homenagem de um dos primeiros donos da padaria a um de seus padeiros, que possuía o grande bigode. Atualmente, a Padaria São José ainda faz uso do mesmo logo, o que segundo a atual administração, é por tempo limitado.