Biologia
Importância
O processo de transpiração reduz o potencial de água nos locais de evaporação situados dentro das folhas, sendo este efeito imediatamente transferido para o sistema radicular através de tensões no sistema vascular das plantas. Se o potencial na folha deve ser mantido, esta demanda por água deve ser continuamente satisfeita; de outra forma, desenvolve-se uma situação de estresse na folhagem, os estômatos se fecham e o processo assimilatório é afetado negativamente.
Uma planta em crescimento necessita, portanto, manter a continuidade da fase líquida do solo através do seu sistema vascular, até os sítios de evaporação, localizado nas folhas. Tal sistema responderá, imediatamente, às necessidades da planta, e a questão do suprimento de água necessário para o atendimento da demanda pode ser considerada do ponto de vista de um gradiente de potencial de água que favoreça a manutenção de um fluxo de umidade através de uma série de resistências existentes no “continuum” solo-planta-atmosfera. Este processo é mantido pela absorção da água no solo via raízes e o seu transporte através dos caules pelos tecidos vasculares.
Absorção
A entrada de substâncias na planta, proveniente do ambiente é de absorção, porém não consideramos os gases.
A permeabilidade diferencial da membrana pode barrar certas substâncias, mas isso não quer dizer que elas não possam entrar de outra forma, algumas podem ser cobertas por lipídios e entram na célula por fagocitose ou pinocitose.
Absorção Passiva
Normalmente a absorção chega ao seu limite quando as concentrações dentro e fora da célula são iguais, podendo ocorrer casos em que as células e relação ao meio, pois armazenam substâncias em seu interior.
Moléculas podem entrar na célula e se ionizarem. Se a membrana não for permeável para, eles não serão perdidos e esta permitirá apenas a passagem de moléculas. Isso explica a hipertonicidade da célula em relação ao meio. A respiração