Biologia
RELAÇÕES ECOLÓGICAS
Torres, 2015
Marcos Junior Carlos Sebastião,
Marco Antônio
Roger Matos
RELAÇÕES ECOLÓGICAS
Trabalho de pesquisa sobre relações ecológicas apresentado à disciplina de Biologia a professora Simone na turma 113B, turno da Tarde, no 1º trimestre
Torres, 2015
Relações Harmônicas
Relações harmônicas acontecem quando não há prejuízo para nenhum dos indivíduos; ou seja, os dois indivíduos se beneficiam. A seguir, temos uma listagem das relações harmônicas.
Colônias: É um agrupamento de seres vivos da mesma espécie, que carecem anatomicamente esta relação, colônias podem ser divididas entre homomorfas ou heteromorfas, as colônias homomorfas são constituídas por seres que têm a mesma forma e a mesma função, sem nenhuma divisão de trabalho entre eles, já as heteromorfas são constituídas por seres com funções especificas e formas distintas, ou seja, uma parte é responsável por algo, outra parte por outra.
Existem 2 tipos de colônias:
Colônia isomorfa: os indivíduos coloniais são semelhantes.
Colônia heteromorfa: os indivíduos coloniais são diferentes entre si.
Os recifes de corais são exemplos de colônia isomorfa. São formados por corais, que são celenterados que secretam esqueletos de carbonato de cálcio. Esses recifes podem ter vários quilômetros de comprimento, contendo de centenas até milhões de indivíduos semelhantes.
Os caravelas são exemplos de colônia heteromorfa. Cada caravela é uma colônia constituída por indivíduos de vários tipos, que se alimentam e se reproduzem, além de protegerem a caravela.
O flutuador é um individuo cheio de gás, que funciona como uma vela, mantém a colônia flutuando e arrasta os outros indivíduos presos a ele. Os indivíduos responsáveis pela alimentação da colônia possuem boca e sistema digestório, que são os gastrozóides. Os indivíduos responsáveis pela proteção da colônia são alongados, possuindo longos tentáculos que possuem