Networking
NETWORKING
RENATA BAPTISTA
KARINE PERES
SÃO PAULO, 2015.
INTRODUÇÃO
Network ou rede de relacionamentos é o conjunto de pessoas que você conhece. Desenvolver essa rede é fundamental para quem busca emprego. Dependendo do seu nível de atividade, ela é formada por familiares, amigos, colegas de trabalho, clientes, ex-patrões, ex-colegas de trabalho, formandos em turma, fornecedores, clientes, concorrentes, membros de associações de classe ou clubes, vizinhos, o gerente do banco, seu médico, dentista, advogado, contador... São eles que podem lhe render um emprego. Você sabia que mais de 50% das vagas disponíveis são preenchidas por pessoas recomendadas por alguém da empresa, clientes ou conhecidos do chefe da área com a vaga?
NETWORKING – VOCÊ SABE FAZER?
Para fazer networking é necessário “circular entre as araras”, ou seja, participar cada vez mais de eventos que colocarão as pessoas em nossa frente. Neles estão as melhores oportunidades para conhecer pessoas importantes para nos informar, abrir portas e nos apoiar em todos os momentos. Portanto, devemos nos cercar de pessoas positivas, de bem com a vida.
Com base no Networking a prática de recrutamento por indicação é mais rápida, mais econômica e mais segura, principalmente pelo fato de que as pessoas jamais irão indicar alguém em quem não confiam.
Porem é necessário uma atitude de agradecimento sempre que a sua rede de contatos funcionarem ao seu favor: um telefonema para agradecer, um convite para um jantar ou até mesmo um cartão, farão com que as pessoas que o ajudaram sintam-se recompensadas e lembradas. Para aumentar seu networking, algumas atitudes podem ser valiosas.
• Cerque-se de pessoas de alto astral, de bem com a vida e que queiram o seu sucesso;
• Mantenha atitudes positivas e tenha sempre um sorriso no rosto, pois assim