biologia
Aerodinâmica é parte da Física que estuda a força do ar sobre os corpos sólidos em movimento e a dinâmica dos fluidos.
Ao projetar automóveis e aeronaves, os engenheiros e cientistas tiveram que estudar os princípios da aerodinâmica para criar modelos que suportassem a resistência do ar e mantivessem o desempenho.
Atualmente, praticamente todos os automóveis são projetados tendo em conta a aerodinâmica. No entanto, o desenvolvimento de modelos aerodinâmicos ocorreu nos anos 1950, particularmente nos carros de corrida, pois deveriam suportar altas velocidades e manter a estabilidade. Foram então projetados carros com dianteira mais afilada, semelhante aos atuais carros de Fórmula 1.
Aerodinâmica é a ciência que estuda o escoamento do ar. O estudo do escoamento dequalquer gás é fundamental em diversas áreas da engenharia aeroespacial, p. ex.: no projeto de aeronaves e veículos espaciais, motores foguete e a jato, túneis de vento subsônicos e supersônicos, etc. Pode também ser aplicado em outras áreas da engenharia: civil, naval, automobilística, ambiental, entre outras
Princípios:
A maioria dos princípios da aerodinâmica estão ligados às duas forças aerodinâmicas básicas –sustentação e arrasto.
Sustentação é uma força aerodinâmica produzida pelo movimento de um aerofólio através do ar. A sustentação dá a um aeroplano a capacidade de subir no ar e aí se manter durante o vôo. Um aerofólio que se move no ar produz a sustentação porque exerce em sua superfície inferior uma pressão maior do que na superfície superior.
Arrasto É uma força aerodinâmica que opõe resistência ao movimento de um objeto para diante. A forma do objeto aumenta a força de arrasto. Aos objetos fabricados com formas destinadas a produzir o mínimo possível de arrasto damos o nome de aerodinâmicos. Os projetistas da indústria aeronáutica, desenham os aviões de modo a reduzir ao mínimo o arrasto. Os aviões construídos segundo esses princípios precisam de motores menos