biologia
Os telômeros são as extremidades dos cromossomos. Essas extremidades não possuem genes, porém são importantíssimas para a determinação das mitoses que a célula poderá fazer. Isso ocorre porque, parte do telômero é perdida a cada duplicação do DNA, assim quando o telômero se torna curto, a célula pára de se duplicar afim de não perder partes do cromossomo que contenham genes fundamentais à sua existência.
01. A progeria ou síndrome do envelhecimento precoce é uma doença rara, onde os telômeros se apresentam curtos.
a) Explique porque as crianças com essa doença são estéreis:
b) Explique porque apesar de apresentarem envelhecimento da pele, artrite, artrose e osteoporose, por exemplo, elas não apresentam envelhecimento precoce do sistema nervoso:
02. Explique, com base nos dados fornecidos pelo texto e nos seus conhecimentos sobre clonagem, porque a ovelha Dolly apresentou envelhecimento precoce:
03. A telomerase é uma enzima capaz de refazer as extremidades dos telômeros. Explique como a alta atividade da telomerase poderia estar relacionada ao câncer:
04. Observe o gráfico abaixo e relacione as curvas aos seguintes tipos celulares: células normais, células germinativas e células em caso de síndromes relacionadas ao envelhecimento precoce. Justifique sua resposta:
05. A fenilcetonúria é uma doença que resulta de um defeito na enzima fenilalanina hidroxilase, que participa do catabolismo do aminoácido fenilalanina.
A falta de hidroxilase produz o acúmulo de fenilalanina que, por transaminação, forma ácido fenilpirúvico. Quando em excesso, o ácido fenilpirúvico provoca retardamento mental severo.
Por outro lado, o portador desse defeito enzimático pode ter uma vida normal desde que o defeito seja diagnosticado imediatamente após o nascimento e que sua dieta seja controlada.
A fenilcetonúria é tão comum que mesmo nas latas de refrigerantes dietéticos existe o aviso:
"Este produto contém fenilcetonúricos!".
Qual o principal