Prensa Hidráulica
Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos
São Paulo
2013
Prensa de Dobra Hidráulica
Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos
São Paulo
2013
Resumo
O trabalho a ser descrito tem por objetivo descrever a projeção e desenvolvimento de um prensa Hidráulica. Dimensionamento de componentes, forças, pressão e vazão será passo inicial para posterior seleção de elementos. A seleção então será feita por meios de catálogos normalizados por empresas especialistas na área, visando a maior eficiência do produto e uma maior economicidade. A prensa descreverá 4 movimentos, onde 3 serão de conformação de material, o ultimo movimento realizado por um quarto cilindro removerá a peça da prensa.
Lista de Figuras
Lista de Tabelas
Sumário
1. Introdução
A hidráulica tem demonstrado todo o seu potencial ao longo da história e ganho espaço na indústria como um meio de transmissão de energia, nos mais variados ramos do mercado. A Hidráulica encontra-se introduzida em todos os setores do mercado nacional e internacional. Para que entendamos a base do projeto, comecemos por entender o termo Hidráulica.
O termo “Hidráulica” tem como origem a palavra grega Hidro, que tem como definição água, por isto percebe-se que a Hidráulica agrupa tudo o que é relativo à água ou outro fluido, ou seja, é a ciência que estuda o comportamento dos fluidos sob pressão.
Em meados do séc. XVIII, Pascal construiu o primeiro dispositivo hidráulico, que pressupunha que quando aplicada uma força numa determinada área, era obtido uma pressão interna (constante em todo o interior do recipiente incompressível), ou que, pressão num ponto qualquer de um líquido estático é a mesma em todas as direções, faculta forças iguais em áreas iguais, esta é denominada a Lei de Pascal.
Entretanto o a primeira prensa hidráulica registrada é a de Joseph Bramah em 1795, que pode ser demonstrada