Biologia C Lula
Lisossomos: São constituídos por uma vesícula membranosa, que é formada a partir do complexo de golgi que contém enzimas digestivas, formadas a partir dos ribossomos do réticulo endoplasmático rugoso. Sua função inclui a digestão de substâncias provenientes do meio externo e de estruturas pertencentes a própria célula.
Heterofagia (hetero- diferente, fagia- comer): os alimentos obtidos através da fagocitose e pinocitose, são colocados no citoplasma, e transportados para dentro de suas próprias vesículas. No citoplasma, os lisossomos se fundem com essas vesículas e formam os vacúolos digestivos. Durante a digestão, as células úteis são transportadas para o citoplasma, enquanto as inúteis permanecem nos vacúolos, que agora recebem o nome de vacúolos residuais, que elimina o conteúdo através de exocitose ou clasmocitose.
Autofagia (auto- a si mesmo): em situações de ‘jejum’ prolongado, os lisossomos fundem-se com algumas organelas na intenção de digerí-las. Esse processo também ocorre quando a célula se desfaz de uma organela velha ou não mais necessária.
Mitocôndria: grande parte da energia necessária para as células é obtida na mitocôndria, a organela responsável pela quebra da glicose e pela liberação de sua energia. Cada mitocôndria é formada por duas membranas: uma mais externa lisa e outra, cheia de invaginações denominadas de cristas mitocondriais. Na parte interna, encontramos a matriz mitocondrial, uma solução gelatinosa semelhante ao hialoplasma, na qual encontramos DNA, RNA, proteínas e ribossomos. A presença dessas moléculas e estruturas permite as mitocôndrias certa autonomia: são capazes de se autoduplicar e de sintetizar suas próprias proteínas.
Cloroplastos: É constituído por vesículas que contem clorofila, um pigmento capaz de absorver a