Biologia C lula
DE
BIOLOGIA
CÉLULA
Caio Luiz P. Campos, n30, 1°A.
Histórico do descobrimento da célula:
A descoberta da célula ocorreu após a invenção do microscópio por: Hans e Zacarias Janssen (1590). Robert Hooke, 1665, apresentou à Real Sociedade de Londres resultados de suas pesquisas sobre a estrutura da cortiça observada ao microscópio em finos cortes. O material apresentava-se formado por pequenos compartimentos hexagonais delimitados por paredes espessas, lembrando, o conjunto, os favos de mel das abelhas. Cada compartimento foi chamado célula (pequena cavidade). Sabe-se hoje que o tecido observado por Hooke (súber) está formado por células mortas, em cujas paredes houve deposição de suberina, tomando-as impermeáveis e impedindo as trocas de substâncias (entrada de alimentos e oxigênio, saída de detritos etc.). Após a suberificação e morte do tecido, restam as paredes espessas, delimitando espaços cheios de ar. (Fig.)
Células suberificadas
O nome "célula" foi empregado pela primeira vez por ele como diminutivo da palavra "cella", que em latim significa espaço cercado por paredes.
Os estudos de Hooke foram de imensa importância para o conhecimento e o aprofundamento do estudo da célula.
Robert Hooke (1635-1703)
Célula
Janssen (1580-1638)
Microscópio usado por Hooke
Diferenciar tipos de células (procariontes e eucariontes)
As células eucariontes, também denominadas células eucarióticas, são consideradas células verdadeiras, mais complexas em relação às procarióticas por possuírem um desenvolvido sistema de membranas.
Esse tipo celular, típico da constituição estrutural dos fungos, protozoários, animais e plantas, apresenta interior celular bem compartimentado, ou seja, uma divisão de funções metabólicas entre as organelas citoplasmáticas: retículo endoplasmático liso e rugoso (RER), mitocôndrias, organoplastos, lisossomos, peroxissomo e complexo de golgi.
No entanto, um importante aspecto evolutivo das células eucarióticas é a individualização