relat rio de biologia c lula
organelas:
São estruturas que formam uma complexa rede de canais interligados que atuam como uma rede de distribuição de substâncias no interior da célula.Nele tem-se RE rugoso( granular): também chamado de ergastoplasma, é formado por bolsas membranosas achatadas, com grânulos – os ribossomos – aderido à superfície externa. Sua principal função, graças aos ribossomos presente, é a síntese de proteínas. RE liso(agranular): é formado por tubos membranosos lisos, sem ribossomos aderidos. Suas principais funções são: síntese de diversos lipídios, como o colesterol, hormônios esteróides e fofolipídios. É no RE liso que também ocorre o processo de desintoxicação das células.
As proteínas fabricadas penetram nas bolsas e desloca-se em direção ao aparelho de golgi, passando pelos estreitos e tortuosos canais do retículo endoplasmático liso.
O aparelho de Golgi é um conjunto de saquinhos membranosos achatados e empilhados como pratos. é a extrutura responsável pelo armazenamento, transformação, empacotamento e "envio" de substâncias produzidas na célula além de atuar na secreção do ácido pancreátil, na produção de polissacarídeos (muco, glicoproteína-RER), na produção de lipídios, na secreção de enzimas digestivas, formação, formação do lisossomo e na formação do acromossomo do espermatozóide.O aparelho de Golgi desempenha papel fundamental na eliminação de substâncias úteis ao organismo.
Os lisossomos são bolsas membranosas que contêm enzimas digestivas.. O retículo endoplasmático rugoso produz enzimas que migram para os dictiossomos (complexo de