Biologia - Sistema Genital
As diferenças físicas não são as únicas que distinguem o homem da mulher.
A anatomia humana apresenta diferenças significativas em decorrência de o corpo da mulher ser preparado para gerar uma nova vida. Quando observamos um exame de sangue, notamos valores de referência de normalidade diferentes para homens e mulheres. Algumas doenças são mais frequentes em determinado sexo, já outras podem variar com a época em que ocorrem, como a asma brônquica: tem maior incidência nas mulheres entre 20 e 50 anos e, nos homens, é mais comum depois dos 60 anos. A sensibilidade à dor também é diferente entre os sexos; o mesmo acontece com certos medicamentos.
Os sistemas genitais masculino e feminino
Vamos estudar a reprodução da espécie humana. É um conhecimento im portante que nos permite compreender melhor a diferença entre o homem e a mulher.
A espécie humana se reproduz sexuadamente. As células reprodutivas femininas – os óvulos – são produzidas nos ovários da mulher, e as células reprodutivass masculinas – os espermatozoides –, nos testículos do homem.
O sistema genital masculino é composto de órgãos externos, o pênis e o escroto, e internos, os testículos, os epidídimos, os canais deferentes, as glândulas seminais e a próstata.
Testículos – são as gônadas masculinas. Produzem os espermatozoides e também o hormônio sexual testosterona. Encontram-se em pares, com mais ou menos 5 cm de diâmetro, e seu desenvolvimento começa no embrião, dentro da cavidade abdominal.
Pouco antes ou depois do nascimento do menino, os testículos descem e se alojam em uma bolsa de pele grossa, denominada escroto ou saco escrotal. A temperatura do saco escrotal é cerca de 2 °C menor do que na cavidade abdominal, uma condição necessária para a formação normal dos espermatozoides.
Um testículo é constituído por milhares de tubos finos e enovelados: são os túbulos seminíferos, envolvidos por um tecido conJuntivo com cerca de