RELATÓRIO SISTEMA URINÁRIO
FACULDADE GUANAMBI-FG
RUA VASCO DA GAMA, 317-CENTRO.
GUANAMBI-BAHIA
SISTEMA URINÁRIO / GENITO
GUANAMBI-BAHIA
MAIO/2014
SISTEMA URINÁRIO / GENITO
Trabalho apresentado a Anatomia Humana ao docente Maria Adonay, como parte da Avaliação II Unidade do 1° Semestre de 2014, apresentado pelos discentes: Danielle Souza, Diego Feitosa, Joyce Coutinho, Juliana Soares, Léssia Marques, Tatiane Menezes, Thais Lillyan, Rita Martiely, Tiago Batista.
GUANAMBI-BAHIA
MAIO/2014INTRODUÇÃO
Encontramos na espécie humana diferenças anatômicas sexuais entre homem e mulher que são muito relevantes para a procriação da espécie. Tanto o espermatozóide como o óvulo caracterizam-se por apresentar somente a metade do número de cromossomos encontrados normalmente nas células que constituem o corpo humano.
Os órgãos dos sistemas reprodutores masculinos e femininos asseguram a continuidade da espécie. Executam tal função produzindo cometas, ou células germinativas, e por meio de um método que assegura que os gametas do homem (espermatozóide )possam ser introduzidos no corpo da mulher ,onde um deles irá se fundir com um gameta feminino (ovulo) .Esta penetração de um ovulo pelo espermatozóide é chamada de fertilização .
Além da produção de gametas, os órgãos sexuais principais também produzem hormônios que influem no desenvolvimento das características sexuais secundarias masculina ou feminina e regulam o reprodutivo. No homem, células especializadas nos testículos produzem um grupo de hormônios chamados andrógenos .O andrógeno mais ativo é a testosterona .Na mulher , os ovários produzem estrógenos e progesterona
As estruturas que transportam, protegem e nutrem os gametas após terem deixado as gônadas são chamadas de órgãos sexuais acessórios. No homem os órgãos acessórios