Sistema Excretor - Fundamentação teórica (Relatório)
Índice……………………………………………………………………1
Introdução……………………………………………………………….2
Fundamentação Teórica…………………………………………………3 Constituição do Sistema Excretor…………………………………3 Fisiologia do Sistema Excretor……………………………………4 Função da Pele………………………………………………4 Pulmões e vias respiratórias…………………………………5 Sistema Urinário……………………………………………..6 Nefrónio…………………………………………………………….8 Formação da urina…………………………………………...10
Doenças relacionadas com o sistema urinário…………………………….12
Conclusão…………………………………………………………………15
Bibliografia………………………………………………………………..16
INTRODUÇÃO
Este relatório científico apresenta uma fundamentação teórica da actividade experimental realizada na aula de Ciências Naturais onde foi feita a dissecção de dois rins de bovino.
Durante a actividade experimental, pudemos observar os vários constituintes do rim, assim como o seu aspecto, forma e tamanho. Para além disso, pudemos observar as zonas constituintes do rim, como a cápsula renal, a zona cortical, a zona medular, o bacinete, os orifícios da artéria aorta, veia cava inferior e do uréter.
Esta actividade terá como objectivos:
Conhecer de uma forma mais realista os rins;
Identificar os seus constituintes;
Observar o seu aspecto, tamanho e forma;
Perceber melhor o funcionamento deste órgão constituinte do sistema urinário e dos restantes;
Conhecer os constituintes do sistema excretor, para além do sistema urinário.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Constituição do sistema excretor
O sistema excretor é constituído pelos pulmões e pelas vias respiratórias, pela pele e pelo sistema urinário. Todo este conjunto de órgãos que forma o sistema em questão tem como função a regulação do teor de água e sais minerais no organismo e a eliminação de resíduos tóxicos provenientes do metabolismo celular, ou seja, a sua função é manutenção e equilíbrio do meio interno.
Fisiologia do sistema excretor
Função da pele
A pele é um órgão muito complexo e a sua principal função