RELATÓRIO SOBRE SISTEMAS LINFÁTICO, ENDÓCRINO, URINÁRIO E DIGESTÓRIO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
FACULDADE DE BIOMEDICINA
Roberto Magno da Silva - 1201000601
RELATÓRIO DOS SISTEMAS LINFÁTICO, ENDÓCRINO, URINÁRIO E DIGESTÓRIO
Belém
2013
Sistema Linfático
O sistema linfático consiste de uma rede extensa de capilares e amplos vasos linfáticos que recebem líquido tecidual do corpo e transportam para o sistema cardiovascular; linfonodos que servem como filtros do líquido coletado pelos vasos; órgãos linfóides, que incluem linfonodos, tonsilas, o baço e o timo. Os linfonodos são órgãos pequenos, arredondados ou em forma de feijão, que estão distribuídos ao longo do curso de vários vasos linfáticos.A linfa penetra nos linfonodos através de vasos linfáticos aferentes, onde é lentamente filtrada por estruturas denominadas seios. Após filtrada, a linfa deixa os linfonodos através do vasos linfáticos eferentes.Existem grupos de linfonodos na axila, virilha e pescoço, bem como em várias regiões profundas do corpo.
Os microorganismos e partículas estranhas que são retidos nos linfonodos através da filtragem da linfa, são prontamente destruídos pelas células fagocíticas (os macrófagos).
O caminho da linfa ou fluxo linfático, como próprio nome já diz, é o percurso que a linfa percorre no corpo começando pelas artérias e depois seguem para os capilares sanguíneos, espaço interticial, capilares linfáticos, vasos linfáticos, ductos linfáticos e finalmente para as veias subclávicas. Dentre as funções desse sistema, temos : destruição de bactérias e remoção de partículas estranhas: remoção através dos fagócitos, principalmente os macrógafos, que estão presentes nos linfonodos; respostas imunes específicas: participação da produção de anti-corpos que destroem as substâncias invasoras; retorno do líquido extracelular para acorrente sangüínea: as proteínas que são deixadas pelos capilares sangüíneos no líquido extracelular são devolvidos ao