virus
Catapora (varicela)
Tipo de vírus: É causada pelo varicela-zóster, um vírus envelopado com DNA de cadeia dupla.
CORBIS/LATINSTOCK
CORBIS/LATINSTOCK
21/07/2014
Transmissão: É transmitido por gotículas de saliva pelo contato com lesões da pele do doente ou com roupas e objetos contaminados. A penetração do vírus no organismo humano de faz pelas vias respiratórias.
Doenças virais
Características: Doença contagiosa, mais comum na infância.
Catapora (quando ocorre a primeira vez na infância);
Hespes zóster ou cobreiro (quando há ocorrência da infecção na fase adulta);
O DNA viral permanece, em geral, em estado latente nos gânglios nervosos espinais e pode ser ativado décadas mais tarde, causando lesões dolorosas na pele, ao longo de nervos sensitivos, quadro clínico chamado hespes zóster ou cobreiro. Prevenção: A vacinação é a melhor medida para a prevenção dessa doença.
Tipo de vírus: O agente causativo é o herpes simplex tipo 1 (HSV-1), um vírus envelopado com DNA de cadeia dupla.
Transmissão: De pessoa a pessoa por contato direto.
O herpes-vírus tipo 1 ou HSV-1 (responsável pelo herpes oral ou labial), é encontrado por exemplo, na saliva de muitas pessoas que nunca manifestaram a doença. Pode-se, portanto, falar em indivíduos portadores, isto é, indivíduos que possuem e transmitem o vírus sem manifestação da doença.
O herpes-vírus tipo 2 ou HSV-2 (responsável pelo herpes genital) é transmitido essencialmente pelo contato sexual, sendo, portanto, uma DST.
Características: Se caracteriza por pequenas vesículas nas mucosas ou na pele.
Essas vesículas, que surgem sobre pequenas inflamações dolorosas, aparecem principalmente nos lábios (herpes oral) e nos órgãos genitais (herpes genital). A doença entretanto pode se manifestar em qualquer região do corpo.
Prevenção: É praticamente inexistente, pois os vírus do herpes encontram-se latentes no tecidos, sendo encontrado em porcentagens muito