biologia resumo
Características gerais
- o tecido nervoso tem sua origem ectodérmica e forma o sistema nervoso
- o sistema nervoso é dividido anatomicamente em sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP)
- SNC: encéfalo e medula espinhal
SNP: nervos cranianos e espinhais e pequenos agregados de células nervosas, os gânglios nervosos
- no tecido nervoso, os principais componentes celulares são os neurônios e as células da glia (vários tipos celulares de funções e formas diferentes)
Tipos de células nervosas
Neurônio
Função: gerar e propagar impulsos elétricos
O neurônio pode ser dividido em duas partes. O corpo celular e o axônio.
Corpo celular
Onde ocorre o metabolismo celular, há uma concentração de mitocôndrias e complexos golgienses. Nas extremidades do corpo celular há dendritos que recebem os impulsos vindos de outros neurônios.
Axônio
Prolongamento no neurônio. Serve para transmitir impulsos nervosos a outros neurônios ou outras células como as glandulares e musculares.
Neuroglia
São menores e mais numerosas que os neurônios e ocorrem no SNC.
Os neurônios mielínicos têm seus axônios cobertos por células de mielina, que nutrem o neurônio e aceleram a propagação de impulsos nervosos. A mielina é lipídios, mas esses lipídios são especiais. Isso porque ao invés de envolver todo o axônio, as bainhas têm espaços entre elas, dessa forma, o impulso “pula” entre esses espaços e é propagado mais rapidamente.
Impulsos nervosos
Sentido de propagação:
Dendrito corpo celular axônio dendrito
Mecanismo de impulsos nervosos
Neurotransmissores
Na porção terminal dos axônios existem vesículas chamadas neurotransmissores como a adrenalina e endorfinas. Quando um impulso nervoso chega a essa porção terminal do axônio, os neurotransmissores são liberados e caem em fendas sinápticas e ligam-se à receptores de outro neurônio ou célula efetora.