Biologia- relaçoes ecologicas
RELAÇÕES ECOLOGICAS
Intraespecíficas: entre indivíduos de mesma espécie.
Colônia (+/+)
Sociedade (+/+)
Competição (+/-) (-/-)
Canibalismo (+/-)
Interespecíficas: entre indivíduos de espécies diferentes.
Comensalismo (+/0)
Inquilinismo (+/0)
Mutualismo (+/+)
Protocooperação (+/+)
Interações harmônicas (positiva): nenhum dos associados é prejudicado.
Interações desarmônicas (negativa): prejuízo para pelo menos um dos associados.
Sociedade: é um tipo de relação entre indivíduos da mesma espécie, sem união física, porém caracterizada pela divisão de trabalho. Ex: abelhas, formigas e cupins.
Colônia: são relações entre indivíduos ligados fisicamente entre si, ocorrendo ou não divisão de trabalho. Sendo-lhes impossível a vida quando isolados do conjunto. Ex: corais, agua viva (caravela).
Competição: relação no qual indivíduos de mesma espécie ou de espécie diferentes que disputam por recursos, podendo ser alimentos, espaço, luminosidade, liderança do bando, etc.
Canibalismo: é quando um ser é capaz de comer parte ou ate mesmo todo o corpo de um individuo de mesma espécie. Ex: viúva-negra (após a reprodução a fêmea mata o macho), tubarão (na barriga da mãe).
Inquilinismo: (moradia ou proteção) nesta associação mantida por indivíduos de espécies diferentes, apenas uma se beneficia sem prejudicar a outra. O inquilino (espécie beneficiada) obtém abrigo ou ainda suporte no corpo da espécie não beneficiada (hospedeiro). Ex: bromélias e orquídeas (plantas epífitas) que se fixam no tronco das árvores, peixes na esponja do mar (o peixe se protege e a esponja nem ganha nem perde).
Comensalismo: relação entre indivíduos de espécies diferentes, onde apenas uma delas se beneficia sem, no entanto, prejudicar ou beneficiar a outra. Nesse tipo de relação, o comensal se alimenta daquilo que é rejeitado pela outra espécie. Ex: urubu e o homem (o urubu alimenta-se dos restos deixados pelo homem em lixões e aterros), rêmora e tubarão, moscas e restos de