biologia modulo b1
Qualquer fator que condicione a sobrevivência de um organismo é designado por fator limitante. A temperatura e a salinidade são consideradas fatores limitantes, uma vez que qualquer alteração da temperatura ou da pressão osmótica do meio interno condiciona o funcionamento do organismo.
A manutenção das condições do meio interno dentro de limites suportáveis para a sobrevivência das células, bem como a situação de equilíbrio dinâmico daí recorrente, designa-se por homeostasia.
Sistema Nervoso
O sistema nervoso permite a integração das informações provenientes tanto dos recetores sensoriais que captam estímulos do meio exterior, como dos diferentes órgãos do organismo, usando-as para controlar a fisiologia e funcionamento do organismo.
Sistema nervoso central
(processamento e integração de informações)
Encéfalo:
bolbo raquidiano; cérebro; cerebelo.
Medula espinal.
Sistema nervoso periférico
(condução de informações entre os órgãos recetores de estímulos, o SNC e os órgãos efectores)
Nervos:
nervos cranianos; nervos raquidianos.
Gânglios.
A unidade básica do sistema nervoso é o neurónio, célula nervosa onde se distinguem três zonas: corpo celular, onde se localiza o núcleo e a maior parte do citoplasma com os restantes organelos; dendrites, ramificações citoplasmáticas que recebem o impulso nervoso de outros neurónios ou dos órgãos recetores; axónio, prolongamento citoplasmático e com ramificações terminais que conduz o impulso e o transmite a outro neurónio, a uma célula muscular ou a uma célula glandular.
O axónio de um neurónio constitui uma fibra nervosa. Os nervos são constituídos por conjuntos de fibras nervosas organizadas em feixes que, por sua vez, estão revestidos por um tecido onde circulam vasos sanguíneos.
Estímulo (externo ou interno) → Recetores Sensoriais (captam o estímulo) → Neurónios Sensitivos (transmitem a informação para os centros nervosos) → Centros Nervosos (os neurónios de