Biologia/ evolução
Órgãos homólogos: são estruturas corporais ou órgãos que se desenvolvem de modo semelhante nos embriões de certas espécies. Apesar de origens semelhantes, os órgãos homólogos poder ter funções diferentes.
Divergência evolutiva: estrutura da mesma origem embrionária que se modifica devido adaptação a ambientes diferentes.
Uma mesma espécie pode vir a viver em ambientes diferentes e assim, precisam se adaptar ao seu modo de vida particular. Para se adaptar ao longo de sua evolução, os órgãos ou estruturas corporais em diferentes ambientes se desenvolvem e irão realizar funções diferentes, fazendo com que ocorra a divergência evolutiva.
Ex: suponhamos uma espécie animal qualquer, que ocorre em toda a América do Sul. As populações que ocorrem mais perto do Equador vão se adaptando ao calor e umidade; e as que ocorrem mais ao Sul vão se adaptando melhor ao frio. Com o tempo, essas populações vão acumulando características tão distintas que já não se pode considerar que são da mesma espécie. Ou seja, devido as pressões do ambiente, uma espécie evolui em direções diferente.
Questão 2: Elabore um pequeno texto relacionando órgãos análogos e convergência evolutiva.
Órgãos análogos são aqueles em que o desenvolvimento embrionário é totalmente distinto, até porque os animais que tem órgãos análogos são de espécies diferentes. Mas pelas suas condições de vida serem semelhantes, eles adaptam essas estruturas de formação diferente, para um modo de vida comum, passando a ter essa semelhança na função. Podemos citar como exemplo o tubarão e o golfinho. Eles são muito semelhantes externamente só que o tubarão é um peixe (espécie diferente do golfinho), respira por brânquias e suas nadadeiras são membranas carnosas. Já o golfinho é mamífero respira por pulmões e suas nadadeiras são de ossos semelhantes aos nossos (já que também somos mamíferos). Eles não possuem