trabalho de biologia - Evolução
Primeira camada gasosa que envolveu a Terra. Admite-se que a atmosfera primitiva teria sido próxima da mistura gasosa emitida pelos vulcões atuais, mas com menor oxigenação e maior grau de hidrogenação. Contrariamente à atmosfera atual, que tem características oxidantes, a atmosfera primitiva teria um carácter redutor ou neutro.
Entre os 4 e os 4,5 milhares de milhões de anos, os primeiros vulcões teriam atravessado a crosta terrestre e libertado gases que forneceram a atmosfera primitiva. Esta seria constituída principalmente por vapor de água, metano, amoníaco e hidrogénio, e ainda, em pequena quantidade, monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2) e azoto (N2).
Geração espontânea ou abiogênese
Até meados do século XIX os cientistas acreditavam que os seres vivos eram gerados espontaneamente do corpo de cadáveres em decomposição; que rãs, cobras e crocodilos eram gerados a partir do lodo dos rios.
Essa interpretação sobre a origem dos seres vivos ficou conhecida como hipótese da geração espontânea ou da abiogênese (a= prefixo de negação, bio = vida, genesis = origem; origem da vida a partir da matéria bruta).
Teoria da biogênese
Biogênese é a produção de novos organismos ou organelas. A lei da biogênese, atribuída a Louis Pasteur, é a observação de que seres vivos provém apenas de seres vivos, através da reprodução. Ou seja, a vida não provém de materiais não-vivos, que era a proposição da geração espontânea. Este princípio é resumido pela frase em latim Omne vivum ex vivo, que significa "toda vida vem da vida". Uma frase relacionada a esta é Omnis cellula e cellula, "todas as células vem de células", observação que é central à teoria celular.
O termo biogênese foi criado por Henry Charlton Bastian, para significar a geração da vida a partir de materiais não vivos, entretanto Thomas Henry Huxley escolheu o termo abiogênese e redefiniu biogênese como sendo a vida se originando de vida preexistente.