Biologia Evolução Humana
A Evolução Humana
Série: 3ª A
Professor: Thiago
Disciplina: biologia
São Paulo 2014
O QUE É EVOLUÇÃO?
Evolução biológica, em termos simples, é descendência com modificação, onde as espécies continuam se adaptando com uma contínua mudança. Essa definição engloba evolução em pequena escala (mudanças de uma geração para a próxima) e evolução em larga escala (a progênie de espécies diferentes de um ancestral comum após muitas gerações). Ela não é apenas uma questão de mudanças pelo tempo. Muitas coisas mudam com o tempo: árvores perdem suas folhas, cordilheiras acendem e erodem, as geleiras começam a derreter, mas esses exemplos não envolvem nenhuma descendência através de herança genética, por isso não podem ser categorizados como exemplos de evolução biológica. A ideia central da evolução biológica é que toda a vida na Terra compartilha um mesmo ancestral, assim como você e seus primos compartilham a mesma avó.
Uma genealogia ilustra alteração com herança, em poucos anos.
Através do processo de descendência com modificação, o ancestral comum da vida na Terra deu origem a uma enorme diversidade que vemos ao nosso redor hoje em dia. A evolução significa que somos todos primos distantes: humanos e carvalhos, beija-flores e baleias.
OS NOSSOS ANTIGOS “ANCESTRAIS” Ao longo do tempo nós tivemos diversos “ancestrais” que com o passar dos anos foram evoluindo até originarem na espécie humana que conhecemos hoje. Alguns deles são:
Australopithecus: São os fósseis mais antigos aparentados com o homem. O Australopithecus foi importante para a evolução: seu crânio apresentava 650 centímetros cúbicos, com arcada supra orbital pouco acentuada e dentição indicando um regime onívoro. As ossadas e as conchas encontradas junto às amostras demonstram que os Australopithecus caçavam e pescavam, comendo carne e mariscos.
Homo Habilis: Homo Habilis