Biologia Celular
Núcleo Celular, envoltório celular e complexo do poro nuclear:
O núcleo é constituído por três componentes principais : o envoltório nuclear, a cromatina e o nucléolo.
Envoltório nuclear consiste em duas membranas concêntricas separadas por um espaço perinuclear. A membrana nuclear interna está associada à lâmina nuclear, à cromatina e ao ribonucleoproteínas. A membrana nuclear externa é contínua com as membranas do reticulo endoplasmático e pode estar associada a ribossomas.
Complexo de poro nuclear tem uma estrutura tripartida, composta por um corpúsculo cilíndrico central localizado entre anéis octogonais interno e externo, cada um formado por oito partículas de proteínas. O cilindro central é formado por um tampão central e oito filamentos radiais. Os complexos de poros nucleares inseridos no envoltório nuclear estabelecem portões de comunicação biodirecional para o trafego de macromoléculas entre o citoplasma e o núcleo.
Lâmina nuclear
As lâminas que são proteínas do tipo V de filamentos intermediários, são os principais componentes da lamina nuclear.
As lâminas e suas proteínas associadas tem papeis na organização da cromatina, no espaçamento dos complexos de poros nucleares e na reorganização do núcleo após a divisão celular.
Cromatina
São partículas em um cordão de um dupla fita de DNA. Cada nucleossoma consiste em um eixo formado por um octâmero de histonas e cerca de duas voltas de DNA enoveladas ao redor do eixo de histonas.
É compactada em cromossomas separados que podem ser visualizados durante a mitose (ou meiose). Durante a interfase (fases G¹, S e G² do ciclo celular), os cromossomas individuais não podem ser identificados como tais, mas estão presentes em um estado difuso ou não-condensado.
A cromatina frouxa ou difusa, chamada de eucromatina (“cromatina boa”), é ativa sob o ponto de vista de transcrição (síntese de RNA) e representa cerca de 10% da cromatina total. A eucromatina é o local de síntese dos RNAs