biologia celular
UNIFENAS
ANGÉLICA CRISTINA DE CARVALHO
ALFENAS - MG
2014
ANGÉLICA CRISTINA DE CARVALHO
BASES MOLECULARES DA CÉLULA
Trabalho apresentado à disciplina de Biologia Celular no Curso Técnico de Analises Clínicas da Universidade José do Rosário Vellano – Unifenas.
Profª: Aline Alves Swerts
ALFENAS
2014
QUESTIONÁRIO
1) O que é mutação?
De maneira geral, as mutações ocorrem como conseqüência de erro no processo de duplicação do DNA. Acontecem em uma baixíssima freqüência. Muitas delas, inclusive, são corrigidas por mecanismos especiais, como, por exemplo, a ação do gene p53 que evita a formação de tumores.
Há, no entanto, certos agentes do ambiente que podem aumentar a taxa de ocorrência de erros genéticos. Entre esses agentes mutagênicos podemos citar: substâncias existentes no fumo, os raios X, a luz ultravioleta, o gás mostarda, ácido nitroso e algumas corantes existentes nos alimentos. Não é à toa que, em muitos países, é crescente a preocupação com a diminuição da espessura da camada do gás ozônio (O3), que circunda a atmosfera terrestre. Esse gás atua como filtro de luz ultravioleta proveniente do Sol. Com a diminuição da sua espessura, aumenta a incidência desse tipo de radiação, o que pode afetar a pele das pessoas. Ocorrem lesões no material genético, que podem levar a certos tipos de câncer de pele. Sendo assim a mutação é uma mudança brusca que ocorre ao acaso no material genético e que pode ser transmitidas aos descendentes .
2) Quais os tipos?
As mutações podem ser de dois tipos: mutações gênicas e mutações cromossomiais. Na mutação gênica ocorre a alteração de um trecho da molécula de DNA, levando a uma modificação na proteína sintetizada, como ocorre em uma doença conhecida como anemia falciforme. Já na mutação cromossômica ocorre alteração de partes inteiras de cromossomos, alterando a sequência de genes em um cromossomo (alterações