biologia celular
2014
RELATÓRIO DA PRÁTICA
Introdução
As hemácias, também conhecidas como eritrócitos, são os glóbulos vermelhos do sangue. A hemácia é o elemento presente em maior quantidade no sangue. Existem cerca de cinco milhões de hemácias por milímetro cúbico, no sangue de um homem adulto e saudável, na mulher, cerca 4,5 milhões. As hemácias mudam de acordo com o meio em que são colocados, os meios são esses: Meio Isotônico é quando a célula e o meio estão em concentrações iguais, ou seja, a velocidade das substâncias que entram é igual à das substâncias que saem, já na solução hipertônica, é a solução em que a concentração de soluto "x" é maior que a concentração "y" de outra solução, separada da solução "x" por uma membrana semipermeável, observa-se que hemácia. Já a solução hipotônica é a solução que apresenta menor concentração de solutos do que outra solução que se encontra separada da primeira por uma membrana semipermeável. Pela osmose, o solvente tem tendência a passar do meio hipotônico para o meio hipertônico, na hemácia observa-se que ela incha, quando colocada nesse meio a ponto de explodir ou hemolisa. É muito interessante observar como a osmose e a difusão se completam para o benefício não somente de células humanas, mas de todo tipo de célula. Inclusive, as células vegetais se adaptaram tão bem a estes fenômenos físicos que possuem até uma organela especial chamada vacúolo vegetal que controla a osmose na célula vegetal!
Objetivos
Analisar a morfologia das hemácias em diferentes soluções obter-se uma visualização de um dos componentes do sangue, poder identificar a presença da membrana celular.
Matérias e métodos
Lâminas e Lamínulas
Solução salina a 10%
Água destilada Soro fisiológico
Algodão
Microlanceta estéril.
Procedimentos
Foram preparadas três lâminas, uma com o meio isotônico, outra com hipotônica e hipertônica, onde cada lâmina foi usada uma gota de sangue, furando o dedo, primeiramente passa o algodão com álcool e