Projetos, plantas baixas
Ao representar a largura e o comprimento mas não a altura, as plantas enfatizam arranjos horizontais e padrões de funcionamento, forma ou espaço. Observe especialmente que as plantas não oferecem informações precisas sobre as dimensões verticais das formas e dos espaços.
Todos os planos paralelos ao plano do desenho mantêm dimensões, formato e proporções verdadeiros. Por outro lado, todos os planos que são curvos ou oblíquos ao plano horizontal ao plano horizontal de projeção são escorçados.
Uma planta baixa representa um corte de uma edificação feito no plano horizontal, removendo-se a porção superior. A planta baixa é uma projeção ortográfica da porção que permanece.
As plantas baixas geralmente mostram a configuração das paredes e dos pilares, a forma e as dimensões dos espaços, o padrão de aberturas de janela e porta, as conexões entre os cômodos e o interior e exterior.
O corte horizontal atravessa todas as paredes e os pilares, bem como aberturas de porta e janela.
A Realização Completa de um Projeto
Este capítulo mostra a emoção e a complexidade de concretizar a arquitetura, explorando o projeto do seu princípio ao fim, e as variações e possibilidades que existem durante a jornada. Há uma verdadeira narrativa relacionada à elaboração de uma edificação, de seu conceito inicial à sua concretização. Seguir um projeto ao longo de cada uma destas etapas, de conceito, análise do sítio, desenvolvimento e detalhamento do projeto e, finalmente, sua conclusão, demonstrará que há uma ampla gama de habilidades envolvidas.
Para criar uma obra bem sucedida, necessita-se de um planejamento detalhado
Realização completa de um projeto
1. Cliente: financia, usuario final
2. Topografo: avalia materiais e terreno, define divisas
3. Orçamentista: avalia gastos
4. Engenheiros: -