biologia celular
Ele contribuiu para acabar a teoria da geração espontânea, no qualafirmava que um organismo vivo poderia nascer de uma matéria inanimada (tudo que não tem vida), entãoatravés do microscópio era possível estudar a reprodução.
Vale dizer que os primeiros modelos de microscópios surgiram em 1595, no qual Hans Lipershey e Zacharias Jansen, fabricantes de lente para óculos,realizou testes com lentes para tentar enxergar objetos pequenos demais para serem vistas a olho nu. No entanto, o termo microscópio surgiu através do Giovanni Faber, porém foi Anton Van Leeuwenhoek que o aperfeiçoou apesar de já existir microscópios naquela época. Leeuwenhoek ficou conhecido como o homem responsável por fazer melhoria de grande importância nos componente básico do microscópio, atribuindo assim, o seu conhecimento sob as lentes. Sua desenvoltura permitiu inventar mais de 400 microscópios, com habilidade de ampliação de até 300 vezes.
Em vista disso, surgiram três tipos básicos de microscópios, nos quais são eles: óptico, varredura e o eletrônico. O microscópio ópticode certa forma aproveita a luz visível para desenvolver a imagem de um tipo objeto. O microscópio de varredura utiliza duas lentes dentro de um tubo estreito, no qual agemexpandindo a imagem de um objeto em até duas mil vezes. Um microscópio eletrônico faz uso de feixes de elétrons para ampliar um objeto.
Portanto o surgimento do microscópio admitiu ao ser homem aprender muito sobre a vida em condições minúsculas, apresentadas através de matérias microscópicas ou atômicas. A partir desse surgimento foi possível observar a célula viva sem destruição em tempo real a alta resolução de organismos invisíveis a olho nu;
O desenvolvimentona ciência moderna