Biologia celular
1- Relacione os níveis de organização dos seres vivos.
Átomos Moléculas Organelas Células Tecidos
Órgãos Sistemas Organismos População Ecossistema Biosfera
2- Conceitue Reprodução Assexuada e Sexuada.
Reprodução assexuada: também chamada de reprodução vegetativa, nesta os seres vivos possuem a capacidade de se reproduzirem por si só, sem a ajuda de outro da mesma espécie. Não há combinação gênica, já que não há contato entre dois da mesma espécie.
Reprodução sexuada: nada mais é do que o contrário da reprodução assexuada. Existe a combinação gênica – já que esta reprodução abrange a fecundação ou fertilização (a forma mais comum de reprodução sexuada) – e por isso, é considerada mais importante no quesito evolutivo, já que permite a variabilidade dos seres vivos.
3- As organelas celulares: Retículo endoplasmático não granuloso e granuloso, complexo golgiense, lisossomos e mitocôndrias são encontrados em células eucarióticas em quantidades variáveis, de acordo com a fisiologia dos diferentes tipos celulares. Considerando essa informação, escolha duas das organelas e faça um pequeno texto sobre elas.
Lisossomos ou lisossomas citoplasmáticas são organelas celulares que têm como função a degradação de partículas vindas do meio extracelular, assim como a reciclagem de outras organelas e componentes celulares envelhecidos. Seu objetivo é cumprido através da digestão intracelular controlada de macromoléculas (como, por exemplo, proteínas, ácidos nucléicos, polissacarídeos, e lipídios), catalisada por cerca de 50 enzimas hidrolíticas. Todas essas enzimas possuem atividade ótima em pH ácido (aproximadamente 5,0) o qual é mantido com eficiência no interior do lisossomo. Em função disto, o conteúdo do citosol é duplamente protegido contra ataques do próprio sistema digestivo da célula, uma vez que a membrana do lisossomo mantém as enzimas digestivas