materias
TIPOS DE RECURSOS RENOVAVEIS E NÃO RENOVAVEIS USADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
MATHEUS CRONEMBERGER FREITAS
RODOLFO STEFANNO ANDRADE
YURI DOS SANTOS TAVARES
TULIO DA SILVA
Belém
2014
MATHEUS CRONEMBERGER FREITAS
RODOLFO STEFANNO ANDRADE
YURI DOS SANTOS TAVARES
TULIO DA SILVA
TIPOS DE RECURSOS RENOVAVEIS E NÃO RENOVAVEIS USADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Trabalho apresentada como exigência para obtenção do nota em gestão ambiental do IESAM.
Orientador: Leonardo Neves
Belém
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
A partir da revolução industrial o homem passou a buscar maneiras de produzir cada vez mais, porém por volta dos anos 80 a sociedade começou a perceber que o modo de produção vigente estaria compactuando para um futuro de grande desequilíbrio natural já que a matéria prima era retirada da natureza de forma indiscriminada e sem qualquer planejamento contra impactos ambientais.
A construção civil é um ramo onde o uso de matérias primas é muito elevado fazendo com que se não houver um planejamento adequado para o uso de materiais como a madeira, areia e até mesmo água podem causar diversos tipos de impactos ambientais como o comprometimento do lençol freático, variações no clima e etc.
Outra preocupação é com as fontes de energias não renováveis que só tendem a aumentar de preço já que a sua demanda cada vez diminui como é o caso do petróleo. Essas fontes de energia não renovável são um dos principais emissores dos gases responsáveis pelo o efeito estufa. Por isso tecnologias estão sendo desenvolvidas para gerar energia de forma limpa e ilimitada como é o caso da energia eólica e o caso da energia solar.
2 ENERGIAS RENOVAVEIS
Biomassa
A geração de energia elétrica no Brasil provém essencialmente de duas fontes energéticas, o potencial hidráulico e o petróleo, com grande predominância da primeira. Apesar da importância dessas fontes, o Brasil dispõe de várias