Biologia Celular
DUQUE DE CAXIAS, 03 DE FEVEREIRO DE 2014
Verificação da Diversidade Celular
Objetivo: Observar através do microscópio óptico a diversidade celular dos protozoários, células da mucosa, células da alga Lauren, da elodea e cebola e também aprender a manusear o microscópio óptico de forma correta.
Introdução: Acredita-se que o primeiro microscópio tenha sido construído em 1591 por Zacharias Janssen e seu pai, Hans Janssen, dois holandeses fabricantes de óculos. No entanto, foi o holandês Antonie Van Leeuwenhoek (1632-1723) o primeiro estudioso a empregar um microscópio na investigação da natureza, registrando cuidadosamente suas observações. Leeuwenhoek aprendeu técnicas ópticas e construiu um microscópio de uma lente só, com o qual observou água estagnada, sangue e esperma, descobrindo nesses materiais, respectivamente, microrganismos, hemácias e espermatozóides. Seu microscópio foi chamado de microscópio simples, por possuir apenas uma lente.
Estimulados pela descoberta de Leeuwenhoek, cientistas ingleses encarregaram o físico Robert Hooke (1635-1703) de construir um microscópio. Hooke desenvolveu então um modelo de microscópio dotado de duas lentes ajustadas a um tubo de metal. Por ter dois sitemas de lentes, esse aparelho ficou conhecido como microscópio composto.
Hoje, os sucessores daqueles primeiros microscopistas utilizam aparelhos altamente sofisticados , com os quais conseguem visualizar até mesmo a imagem do átomo. A invenção do microscópio possibilitou a descoberta das células e inaugurou um novo campo de investigação científica, a Citologia (estudo da célula), atualmente mais conhecido como Biologia Celular.