biografia
Thomas Hobbes foi um matemático, teórico político, o primeiro filósofo moderno que construiu uma teoria da formação do Estado. O Leviatã é o livro mais famoso do filósofo inglês, publicado em 1651. O título do livro se deve ao monstro bíblico que habita os mares chamado Leviatã.
Hobbes nasceu em 5 de abril de 1588 na Inglaterra, período em que começava a correr a decadência do feudalismo e a ascensão da burguesia.
Seu pai era o vigário,mas uma disputa com outro vigário, o levou a se mudar para Londres aos sete anos de idade, Thomas Hobbes, ficou sob a tutela de tio Francisco que lhe proporcionou uma boa educação... Hobbes fez seus primeiros estudos em Malmesbury e mais tarde em Westport, onde exibiu seus dotes intelectuais em estudos clássicos,aos quatorze anos, seu tio Francisco financiou os seus estudos, entrando na Magdalen Hall, onde predominava o ensino da escolástica de inspiração aristotélica, mas a que Hobbes não demonstrou grande interesse.
Em 1629, Hobbes foi o primeiro a traduzir para o inglês a obra "Guerra do Peloponeso" A partir daí, o filósofo começa a mostrar suas tendências políticas.
Manteve contato Francis Bacon,também teve a oportunidade de conhecer Galileu.
1646, ainda em Paris, vira professor de matemática do Príncipe de Gales, o futuro Carlos II.
No ano de 1651 publica “Leviatã”, 1665 publica “De Corpore”;
Em 1666 Na Inglaterra, foi oauge do "anti-Hobbismo" quando seus livros foram queimados.
Hobbes é um contratualista, para ele a organização entre os seres humanos, ou seja, a sociedade, só surgiu depois de um contrato firmado pelos mesmos,antes todos viviam em estado de guerra de todos contra todos, sem poder ou organização.
Hobbes continuou escrevendo na velhice, mesmo sendo prejudicado pela oposição de seu trabalho,viveu até os 91 anos(faleceu devido a um avc) durante uma época em que a expectativa média de vida não era muito mais do que quarenta anos e, só dez anos depois de sua morte, as idéias liberais que