Biografia
Le Corbusier
(http://villasavoyeblog.tumblr.com/post/607180260/biografia)
Charles-Edouard Jeanneret-Gris nasceu no dia 6 de outubro de 1887 em La Chaux-de-Fonds, na Suíça, mas passou a maior parte de sua vida na França. Em sua cidade natal, na Suíça, estudou artes e, alguns meses depois, estagiou no estúdio de Auguste Perret por dois anos, em Paris.
A Villa Fallet, primeira obra que tinha o nome do artista como arquiteto, foi construída entre 1905 e 1907 em La Chaux-de-Fonds, sua cidade natal, na Suíça.
Entre 1907 e 1908 foi a Milão, Florença, Siena, Munique dentre outros destinos, alem de ter morado em Viena por 4 meses sempre tendo, como objetivo, o aprendizado.
Em 1910, Charles-Edouard foi á Alemanha para estudar o movimento de Artes Aplicadas que lá acontecia e, no mesmo ano, trabalhou com o famoso arquiteto e designer alemão Peter Behrens em Berlim.
A Villa Jeanneret-Perret, também conhecida como Maison Blanche, foi o primeiro projeto independente de Charles-Edouard. Construída em 1912, também em La Chaux-de-Fonds, esta casa é um testemunho da arquitetura pioneira do século 20, tendo características do estilo Neo-clássico e do Art Nouveau. Nesta residência, é possível perceber, também, a influência de Auguste Perret e de Peter Behrens na carreira de Corbusier.
No ano de 1913, o artista montou sua primeira exposição de arte, na qual exibia aquarelas no Salon d’Automne em Paris e, no mesmo ano, recebeu o certificado de competência para ensinar arte.
Em 1916, o artista dedicou-se á construção da Villa Schwob, também localizada em La Chaux-de-Fonds.
Em 1920, o artista toma o pseudônimo de Le Corbusier, um ponto alto de sua carreira. Desde então, seria conhecido no mundo inteiro por esse nome.
Tanto a Villa La Roche, quanto a Villa Le Lac (a pequena mansão) foram construídas no ano de 1923 com a ajuda de seu primo, Pierre Jeanneret. A primeira em Paris e a segunda próxima a Vevey, na Suíça.
O Pavilhão do Espírito Nouveau foi construído em Paris em 1925