biografia villa lobos
Villa-Lobos
Aluno: Nicole Stephani Oliveira Amorim – n: 29 Prof: Matilde 4 ano A
Heitor Villa-Lobos nasceu em 5 de março de 1887, na rua Ipiranga, no bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro. Filho de um funcionário público da Biblioteca Nacional, que era severo e sonhava em ver o filho brilhar musicalmente nos palcos, e de uma mãe que almejava ver o filho formado em medicina.
Villa-Lobos viajou com a família, aos 6 anos, para o interior de Minas Gerais, lá conheceu a música sertaneja e folclórica, além da musicalidade de Bach através de tia Fifinha. Aos 12 anos, perdeu o pai e tornou-se autodidata não completando nenhum curso de música que ingressara. Em 1900, compõe sua primeira obra, “Panqueca”, em homenagem à mãe Noêmia.
Durante quase cinco anos, viaja pelo interior do país conhecendo as tradições e raízes da cultura brasileira, de volta, em 1913, casa-se com a pianista Lucília Guimarães, e começa a trabalhar em salas de cinema, circos e cabarés como violoncelista.
Através de Arthur Rubinstein e Otavio Guinle, ganhou uma viagem de estudos musicais para a França, já tinha estreado como compositor profissional no Rio de Janeiro, em 1915, apesar das críticas dos jornais foi bem aceito pelo público. Também foi criticado quando participou da Semana de Arte moderna, em 1922, São Paulo.
Ficou na França durante um ano, conquistou respeito à música brasileira e foi elogiado pelo jornal francês “Liberte”. Após 1930, Getúlio Vargas o coloca a viajar pelo Brasil, para concretizar o programa educacional musical idealizado pelo músico. Em 1932, tornou-se diretor da Secretaria de Educação Musical e Artística; fez turnês nos EUA e Europa, no fim da década de 30, separa-se de sua esposa e assume sua ex-aluna Arminda Neves como sua mulher. Faleceu em 17 de novembro de 1959, após sofrer de câncer de estômago.
Entre as Principais