Planejamento Aula villa Lobos
Licenciatura em Música
Professora: Adriana Rodrigues Didier
Aluno: Fábio Siqueira Silva
Planejamento de Villa-Lobos.
Esta aula está compreendida na unidade do educador musical Heitor Villa-Lobos e será iniciada com uma breve apresentação sobre este Educador. Para Villa-Lobos:
Só a implantação do ensino musical na escola renovada, por intermédio do canto coletivo, seria capaz de iniciar a formação de uma consciência musical brasileira. Efetivamente, o canto orfeônico é uma síntese de fatores educacionais os mais complexos. (VILLA-LOBOS, 1991, pp.7-8)
Por esse motivo, pelo canto coletivo, e por uma música que oferecesse elementos bastante nacionais, a Obra escolhida foi o “Trenzinho do caipira”, Tocata que faz parte das Bachianas Brasileiras n.º 2, letra posteriormente por Ferreira Gullar e arranjado por Maciel de Moura.
Para a realização da aula os alunos farão uma apreciação da gravação da música, após ouvirem um breve histórico do compositor e sobre sua composição. Passando esse primeiro momento, iniciar-se-á o aprendizado da letra da música para darmos início à prática do canto. Será necessário a utilização, neste caso, do violão para passar o tom da música aos alunos. Ultrapassada essa etapa, passaremos a aprender a letra da composição, trecho à trecho, já com a melodia, para que os discentes, em um primeiro momento por repetição, cantem sem maiores dificuldades.
Para cumprir essas etapas de maneira satisfatória para alunos de 12 anos serão necessário 25 minutos de aula. Ao final, tentar perceber a aceitação dos alunos, se houve dificuldades na execução e perguntar se foi divertido para eles. Se os alunos conseguirem cantar a música ao final desse tempo, o objetivo terá sido alcançado.
Bibliografia:
1. FAUSTO, Ivan. Heitor Villa-Lobos – História. SampaArt: São Paulo, 2010. [acesso em 16/10/2012] Disponível em: