Biografia heitor villa lobos
Heitor era filho de Noêmia Monteiro Villa-Lobos e Raul Villa-Lobos, ele nasceu no dia 5 de março de 1887, no Rio de Janeiro ( bairro das Laranjeiras), seus pais sempre o incentivaram aos estudos, e sua mãe queria que ele fosse médico.
Porém, Raul Villa-Lobos (seu pai), que era funcionário da Biblioteca Nacional e músico amador, deu-lhe instrução musical e adaptou uma viola para que Heitor iniciasse seus estudos de violoncelo. Aos 12 anos Heitor fica órfão de pai, que aos 36 anos morreu vitma de varíula, deixando a situação da sua grande familia em estado critico.
Estado esse que só melhorou com a venda dos livros raros de seu pai para o Senado Federal.
Após terminar seu curso de humanidades, por pressão da sua mãe Heitor se matriculou na escola de medicina, porém cursou somente o primeiro ano.
Em 1903 Villa-Lobos passou a tocar violoncelo em teatros, cafés e bailes; paralelamente, interessou-se pela intensa musicalidade dos "chorões", representantes da melhor música popular do Rio de Janeiro, e neste contexto, desenvolveu-se também no violão.
De temperamento inquieto, ele viajava desde cedo, sempre para o interior do Brasil, onde ele foi absorvendo as primeiras etapas de todo universo musical brasileiro
No ano de 1913, Heitor se casou com a pianista Lucília Guimarães, indo viver no Rio de Janeiro, e nessa época Villa-Lobos encontrou-se em intensa atividade criadora, abordando os mais variados gêneros.
Em 1917, Heitor conheceu o músico de vanguarda francês Darius Milhaud. Após dois anos, embora de forma indireta, o músico francês proporcionou a Heitor o seu importante encontro com o famoso pianista Arthur Rubinstein.
Semana de Arte Moderna Em 1922 Villa-Lobos participa da Semana da Arte Moderna, no Teatro Municipal de São Paulo convidado por Graça Aranha apresentando-se em três dias com três diferentes epetáculo.
Dia 13 Dia 15 Dia 17
Segunda Sonata O Ginete do Pierrozinho Terceiro Trio
Segundo Trio Festim Pagão Historietas: Lune