Biografia raul pompéia
* Raul d’Ávila Pompéia ,jornalista, contista, cronista, novelista e romancista.
* Nasceu em Jacuecanga, Angra dos Reis, RJ, em 12 de abril de 1863.
* Transferiu-se cedo com a família para a Corte e foi internado em 1873, no Colégio Abílio, dirigido pelo educador Abílio César Borges, o barão de Macaúbas.
* Em 1879, transferiu-se para o Colégio Pedro II, onde se projetou como orador e publicou o seu primeiro livro, Uma tragédia no Amazonas (1880).
* Em 1881 começou o curso de Direito em São Paulo. Engajou-se nas campanhas abolicionista e republicana, tanto nas atividades acadêmicas como na imprensa.
* Tornou-se amigo de Luís Gama, o famoso abolicionista. Escreveu em jornais de São Paulo e do Rio de Janeiro.
* Em São Paulo publicou, na Gazeta de Notícias, a novela As jóias da Coroa (1882), no Jornal do Commercio, as "Canções sem metro", poemas em prosa (1883), parte das quais foi reunida em volume, de edição póstuma.
* Reprovado no 3º ano (1883), seguiu para o Recife e ali concluiu o curso de Direito.
* De volta ao Rio de Janeiro, em 1885, dedicou-se ao jornalismo, escrevendo crônicas, folhetins, artigos, contos e participando da vida boêmia das rodas intelectuais. Decretada a abolição, em que se empenhara, passou a dedicar-se à campanha favorável à implantação da República.
* Proclamada a República, foi nomeado professor de mitologia da Escola de Belas Artes e, logo a seguir, diretor da Biblioteca Nacional.
* Em 1888 publica “O Ateneu” em forma de folhetim na Gazeta de notícias.
* O escritor envolveu-se em inúmeras polêmicas, inimizades e crises depressivas. Rompido com amigos, caluniado em artigo de Luís Murat, desdenhado pelo jornal A Notícia, que não publicara o segundo artigo de sua colaboração. Suicidou-se na noite de natal de