BIOGRAFIA MARSHALL
Introdução ao Pensamento Econômico II Pesquisa Biográficaa Alfred Marshall
Eco NA1 Andressa Siqueira Gabriela Pinheiro
Alfred Marshall Vida e Iniciação ao Pensamento Econômico Marshall foi um influente economista vivido entre os anos 1842 e 1924, que estabeleceu uma teoria de oferta e demanda em seu livro PRINCÍPIOS DA ECONOMIA, que se tornou uma especie de manual de economia usado por muito tempo na Inglaterra.
Alfred cresceu no subúrbio londrino de Clapham e foi educado na Merchant Taylor's
School onde demonstrou aptidão para a matemática. Apesar de ter demonstrado interesse em tornarse ministro da Igreja anglicana, sua trajetória bem sucedida na Universidade de
Cambridge o levou a tomar a decisão de seguir uma carreira acadêmica. Tornouse professor em 1868, especializandose em economia política. Ele desejava melhorar o rigor matemático da teoria econômica e transformála numa disciplina mais científica. No anos 1870, ele escreveu um pequeno número de trabalhos sobre o comércio internacional e os problemas do protecionismo. Em 1879, muitos destes textos forma compilados em uma obra intitulada A
Teoria Pura do Comércio Exterior e A Teoria Pura dos Valores Domésticos (The Pure Theory of Foreign Trade: The Pure Theory of Domestic Values). No mesmo ano, publicou em conjunto com sua mulher, Mary Payley Marshall, a Economia da Indústria (The Economics of Industry).
Considerado chefe da chamada “escola neoclássica de Cambridge” (1), Alfred Marshall, definitivamente, está no rol dos greats economists de todos os tempos.
Sua trajetória intelectual, ainda que ligada inicialmente a estudos no campo da
Matemática, incluindo também Ciências Naturais, História e Filosofia, está fortemente vinculada ao incansável reformador social que sempre foi.