Atividade ginastica geral
Tarefa: Na Unidade 4, abordamos o aspecto pedagógico da ginástica e a intervenção social, baseada na pedagogia da autonomia. A proposta elaborada por Paulo Freire defende uma educação transformadora, significativa, crítica, reflexiva e amorosa. Assim, elabore uma proposta para o aprendizado da ginástica na escola, dentro da perspectiva da autonomia proposta por Paulo Freire. Elabore sua atividade e poste-a na ferramenta Portfólio.
Nome: Gevalson Pereira dos Santos
RA: 1105779
Turma:
Parecer do Tutor:
Ginástica Na Escola
As propostas de Paulo Freire coincidem com a busca da autonomia escolar e da garantia dos direitos a todos os cidadãos, contrapondo-se à prática da administração pública e da gestão da administração do país que, historicamente, tem se baseado numa tradição colonialista, positivista, tecnocrática, liberal e, como contemporaneamente se considera, fundamentada no ideário neo-liberal. Optar por Paulo Freire é optar por uma educação transformadora, significativa, crítica, reflexiva e, acima de tudo, amorosa. Várias são as obras dele que constituem sua proposta pedagógica, entretanto, para uma relação mais próxima com a ginástica geral, escolhemos Pedagogia da autonomia.
Ensinar exige segurança, competência profissional e generosidade; fazendo um paralelo com a ginástica geral, sua proposta acaba solicitando que o educador tenha uma autoridade, sem, no entanto, ser autoritário. Justamente porque a proposta da ginástica geral é aberta às diferenças, caracteriza-se como uma proposta inclusiva, em que o educador atua como um mediador (BERTOLINI, 2004), que generosamente dispõe de seu tempo e conhecimentos em prol do grupo, da proposta e de si.
Na ginástica geral, cada vez mais há a preocupação com um educador comprometido com os ideais dessa proposta. Segundo Gallardo (1996), Souza (1997) e Ayoub (2003), a ginástica geral na escola deve ser pensada e vivida para possibilitar sua prática e viver seus conteúdos,