Biografia heitor dos Prazeres
Nascido em 23/09/1898, era um cavaquinista, compositor, e pintor. Filho de Alexandre dos Prazeres e de Celestina Gonçalves Martins dos Prazeres. Heitor começou a trabalhar cedo seguindo o ofício do pai como marceneiro e carpinteiro. Estudou nos colégios: Benjamim Constant, colégio de padres de Santa Ana e no Extrnato Sousa Aguiar. Foi expulso de cada um destes colégios por ser um péssimo aluno, estudou somente ate o quarto ano do primário, aprendeu mais com sua vó do que com escolas.
Aos sete anos foi preso por vadiagem, assim passou dois meses na Colônia Correcional da Ilha Grande. Desde os sete anos tocava cavaquinho. Com 14 já anivamava festas tocando em conjuntos de choro.
Em 1931 Casou-se com Glória, com quem gerou três filhas: Ivete, Ionete e Iliete. Glória faleceu em 1936. Em 1940 Heitor casou-se novamente, com Nativa, com quem fez dois filhos: Idrolete e Heitor dos Prazeres Filho. Em 1931 ingressou no rádio apresentando-se com um coro feminino, conjunto intitulado Heitor e Sua Gente.
Em 1937, começou a pintar como amador, usando como temas o samba, malandros e mulatas, tornando-se mais tarde um pintor famoso. Com seu quadro Moenda, Expôs seus quadros até no exterior!
Principais obras:
Alegria do nosso Brasil, Heitor dos Prazeres (1939)
A tristeza me persegue (Tristeza), Heitor dos Prazeres (1930)
Canção do jornaleiro, Heitor dos Prazeres (1932)
Carioca boêmio, Heitor dos Prazeres (1945)
Consideração, Cartola e Heitor dos Prazeres
Gosto que me enrosco, Sinhô e Heitor dos Prazeres (1928)
Lá em Mangueira, Herivelto Martins e Heitor dos Prazeres (1942)
Mulher de malandro, Heitor dos Prazeres (1931)
Noite enluarada, Herivelto Martins e Heitor dos Prazeres (1952)
Pierrô apaixonado, Noel