Hipertensão e Hipotensão
Hipertensão: A hipertensão arterial, é uma doença de origem multifatorial (que apresenta várias causas) , geralmente assintomática , caracterizada pela elevação dos níveis da pressão arterial acarretando um aumento do risco das doenças cardiovasculares.
A presença da hipertensão arterial aumenta o risco do desenvolvimento de várias complicações cardiovasculares , como o acidente vascular cerebral (derrame cerebral) , infarto do miocárdio (ataque cardíaca), angina do peito, insuficiência cardíaca, doenças da aorta (aneurismas e outras) , retinopatia (doença da retina) e insuficiência renal. A hipertensão arterial é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento da aterosclerose (aparecimento de placas de gordura na parede das diversas artérias do organismo).
Se há uma doença cujo diagnóstico é fácil e o tratamento não depende de grandes tecnologias, mas apenas do envolvimento e compromisso de médicos e pacientes, ela se chama hipertensão.
A hipertensão arterial poderá ser primária (origem multifatorial , sem uma causa específica) ou secundária (com uma causa específica).
Hipertesão arterial primária: São os casos de hipertensão que não apresentam uma causa aparente , correspondendo a grande maioria dos casos (mais de 90%). A hipertensão arterial primária é uma doença multifatorial , pois , diversos aspectos contribuem para o seu aparecimento : idade , sexo (os homens geralmente iniciam o quadro de hipertensão arterial antes dos 50 anos e as mulheres após os 50 anos) , excesso de peso , raça (afrodescendentes sofrem mais de hipertensão arterial),sedentarismo, fatores sócio-econômicos (pessoas de nível social mais baixo são mais propensas ao desenvolvimento da hipertensão arterial), ingestão excessivo de sal, história familiar (genética), entre outros fatores .
Hipertensão arterial secundária: São os casos de hipertensão arterial que apresentam uma causa aparente, correspondendo a minoria dos