Biografia Eugenio de Andrade
Eugénio de Andrade (pseudónimo de José Fontinhas Rato) foi um poeta, escritor e tradutor que nasceu a 19 de Janeiro de 1923, em Povoa de Atalaia – Fundão, no seio de uma família de camponeses.
Passou a infância com a mãe na sua aldeia natal, sendo ela a figura dominante da sua vida e poesia. Aos sete anos mudou-se para Castelo Branco e em 1932 para Lisboa, cidade onde permaneceu por um período de 11 anos. Frequentou o Liceu Passos Manuel e a Escola Técnica Machado de Castro, tendo escrito os seus primeiros poemas em 1936, o primeiro dos quais, “Narciso”, que publicou três anos mais tarde. Em Novembro de 1942, lançou o seu primeiro livro de poesia "Adolescente" e um ano mais tarde, mudou-se para Coimbra.
Em 1944 cumpriu o Serviço Militar, após a recruta, é colocado nos Serviços de Saúde de Lisboa. Ainda nesse ano, fazem-se as primeiras traduções de poemas seus para francês e, em 1945, a Livraria Francesa publicou o seu livro "Pureza".
Em 1947 entrou para a Inspecção Administrativa dos Serviços Médico-Sociais e um ano depois, alcança o sucesso com "As Mãos e os Frutos". Em Dezembro de 1950 foi transferido para o Porto, onde fixou residência.
Seis anos mais tarde, a sua mãe morre, desaparecendo uma parte do poeta. Durante os anos que se seguem, o poeta fez diversas viagens, sendo convidado para participar em vários eventos. Recebe então várias distinções, entre as quais o Prémio Camões (2001).
Infelizmente, após uma doença neurológica prolongada, Eugénio de Andrade morre a 13 de Junho de 2005, no Porto.
Apesar da sua morte, Eugénio deixa publicado mais de duas dezenas de livros de poesia, obras em prosa, antologias, álbuns, livros para crianças e traduções para português de grandes poetas estrangeiros que ainda estão presentes no nosso dia-a-dia.
Obras