LIBRAS
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR
PROGRAMA DE CONSOLIDAÇÃO DAS LICENCIATURAS - PRODOCÊNCIA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ
PRODOCÊNCIA 2313/2010: CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
TRABALHO FINAL
A máscara da Educação inclusiva
MARIA LUIZA TORRES LIMA.
INSTITUIÇÃO: Arsênio Ferreira Maia, EMAIL: mluizatl@hotmail.com.
JOELMA MARIA DE ADRADE NUNES.
INSTITUIÇÃO: Arsênio Ferreira Maia, EMAIL: Joelma.a.nunes@hotmail.com.
Resumo
A literatura é uma arte construida com palavras, porém podemos reconstruir e recriar de outras formas, como na lingua de sinais, deixando com que a comunidade surda nos mostre expressivamente a emoção da arte literaria.
A comunidade surda possui sua própria produção literária, contém um acervo rico, composto na lingua de sinais. São narrativas, poemas, piadas, lendas, fábulas, anedotas que evidenciam e identificam a cultura surda. É essa cultura que precisa ser difundida, estimulada e valorizada pelos ouvintes e demais, para que a educação inclusiva aconteça de fato.
Palavras-chave: Literatura; Língua de sinais; Educação Inclusiva.
1 INTRODUÇÃO
A educação na perspectiva da inclusão é uma proposta desafiadora que todos nós precisamos acatar, para que amenize tantos preconceitos criados pela nossa sociedade.
As diretrizes para a educação em âmbito (resolução CNE/CEB 02/2001), definindo que o atendimento aos alunos com deficiencia “deve ser realizado em classes comuns do ensino regular, em qualquer etapa ou modalidade da educação básica” (BRASIL, 2001, p.3), então precisamos começar a por em prática o que a lei nos mostra ser obrigatório.
Baseando nas leis, A escola estadual Arsênio Ferreira Maia pratica a ação inclusiva, contém salas compostas por surdos e ouvintes. A comunidade escolar precisa incluir todos, planejando e analisando sempre métodos que satisfaça as necessidades de todos