biografia Dorothea Lange
Filha de imigrantes alemães, nascia em 26 de maio de 1895 em Hoboken , nos Estados Unidos, Dorothea Margaretta Nutzhorn, começou usar o nome de sua mãe quando aos 12 anos seu abandonou sua família, logo pequena sentiria o peso do mundo nas suas costas, foi vítima de poliomielite, fato que a deixou deficiente de uma perna, isso a tornou mais sensível, o que anos depois refletiria na sua característica de trabalho. Relatou se referindo a seu pai “Ele me formou, me orientou, me instruiu, me ajudou e me humilhou”.
Em 1920 se casou com Maynard Dixon, em 1925 teve seu primeiro filho chamado Daniel e em 1930 nasceu seu segundo filho Jonh Eaglesfeather. BIO. Thrue store disponível em: http://www.biography.com/people/dorothea-lange-9372993 Acesso 03 Out. 2013
Sua primeira câmera foi presente de um amigo de trabalho o fotógrafo Arnold Genthe. Estudo fotografia na Columbia University, tendo como professor o fotógrafo Clarence H. White.
Em 1918 Dorothea se mudou para São Francisco, junto com seu marido abriu seu estúdio, com o início da Grande Depressão seu foco principal seria a fotografia de rua, onde se consagrou com ao fotografar Florence Owens Thompson, que seria sua foto mais conhecia “Migrant Mother- 1936”). . BIO. Thrue store disponível em: http://www.biography.com/people/dorothea-lange-9372993 Acesso 03 Out. 2013
Migrant Mother, 1936. Foto: Dorothea Lange
Dorothea comentou sobre o que sentiu ao fotografar Migrant Mother:
“Eu vi e se aproximou da mãe faminta e desesperada, como se atraído por um imã. Eu não me lembro como eu expliquei minha presença ou a minha câmera para ela, mas eu me lembro que ela não me fez nenhuma pergunta. Eu fiz cinco exposições, trabalhando cada vez mais perto da mesma direção. Eu não perguntei o seu nome ou sua historia. Ela me disse sua idade, que ela tinha trinta e dois anos. Ela disse que eles tinham vivido com legumes congelados dos campos circulantes, e os pássaros de crianças mortas.