analise imagem exemplo
1. Função e contexto da imagem
Esta foto documental de Dorothea Lange foi tirada nos Estados Unidos, em 1936, e intitula-se “A Mãe Migrante”. Foi publicada em diversos jornais e revistas como a “Life”, “Look”, entre outras. Posteriormente foi também publicada no livro da fotógrafa intitulado “An American Exodus, A Record of Human Erosion”.
A obra de Lange reflete a situação difícil em que viviam milhares de pessoas durante a época da depressão económica nos EUA e seu trabalho tinha o objetivo de sensibilizar a opinião pública para este problema social.
A fotógrafa trabalhou para o Ministério do Reassentamento (mais tarde, Ministério da Proteção Rural), um órgão criados pelo presidente Franklin D. Roosevelt, no âmbito das suas políticas sociais progressistas. Sua tarefa era documentar as vidas de trabalhadores migrantes nas zonas rurais para demonstrar a necessidade de assistência federal e justificar uma legislação que tornasse isto possível (Lubin & Hillings, 2009).
Esta imagem é um retrato em preto e branco de uma mãe com três filhos, que se tornou um ícone desta época, segundo o Aperture Masters of Photography Series – Dorothea Lange (2014), a obra é uma referência para a história da fotografia. O site biography.com afirma que Lange é uma das maiores fotojornalistas dos Estados Unidos e que seu estilo influencia até hoje jornalistas de todo o mundo.
Segundo Kátia Lombardi (2007), os mais diferentes tipos de fotografias podem ser classificados como documentais: temas sociais, impressões sobre o mundo, vida quotidiana, cenas de guerra, registos de viagens etc. A autora afirma que a fotografia documental ainda no século XIX se transformou num instrumento de luta social. Seu propósito é mostrar a vida de pessoas pouco conhecidas e de lugares remotos, com carácter denunciante e reformador para ampliar a visibilidade de determinadas temáticas no espaço público e social, funcionando muitas vezes como um como