ESTUDO DE CASO Artrite
“ARTRITE REUMATÓIDE”
Fisiopatologia
A artrite reumatóide é uma doença auto-imune em que se inflamam simetricamente as articulações, incluindo habitualmente as das mãos e pés, originando inchaço, dor e muitas vezes levando à destruição definitiva do interior da articulação.
A artrite reumatóide apresenta-se em primeiro lugar em indivíduos entre os 25 e os 50 anos de idade, mas pode fazê-lo em qualquer idade.
Sintomas
Identificação da artrite reumatóide
A pessoa com quatro das seguintes características está propensa a sofrer de artrite reumatóide:
Rigidez de manhã que dura mais de 1 hora (durante 6 semanas pelo menos).
Inflamação (artrite) em três ou mais articulações (durante 6 semanas pelo menos).
Artrite na mão, punho, ou articulações dos dedos (durante 6 semanas pelo menos).
Factor reumatóide no sangue.
Mudanças características nas radiografias.
A artrite reumatóide pode iniciar-se de forma súbita com a inflamação de muitas articulações ao mesmo tempo, mas, com maior frequência, começa de forma subtil, afectando diversas articulações gradualmente. A inflamação é em geral simétrica, quer dizer, quando afecta uma articulação de um lado do corpo, a correspondente do outro lado também é afectada.
As pequenas articulações dos dedos das mãos, dos pés, dos pulsos, dos cotovelos e dos tornozelos costumam inflamar-se em primeiro lugar. As articulações inflamadas são em geral dolorosas e ficam com frequência rígidas, sobretudo logo depois de se levantar ou depois de um período de inactividade prolongado.
A artrite reumatóide pode causar um pouco de febre e, em algumas ocasiões, uma inflamação dos vasos sanguíneos (vasculite), que provoca lesões dos nervos ou chagas nas pernas (úlceras).
Aspecto das mãos
1- desvio dos dedos 2-dedos em martelo 3-dedos em colo de cisne
OBS: A doença de Still é uma variante da artrite reumatóide em que aparecem em primeiro lugar febre alta e outros sintomas generalizados.
Diagnóstico
A artrite reumatóide pode