Biografia de pitirim sorokin
Este trabalho tem como tema o filósofo, sociólogo e historiador Pitirim Alexandrovitch Sorokin. Este trabalho abordará a vida de Sorokin, suas obras, suas teorias, seus pensamentos, contribuições para a sociologia, seu principal livro que é o Social and Cultural Dynamics, suas contribuições para a sociologia e as mudanças que suas teorias causaram.
1. BIOGRAFIA
Pitirim Sorokin nasceu em Turya na Rússia em 21 de janeiro de 1889, e viveu até os 11 anos com o povo Komi, um grupo fino-húngaro do norte da Rússia. Seu pai era russo, um ferreiro itinerante. Sua mãe, cuja morreu quando Sorokin tinha três anos, era filha de camponeses Komi.
O pai de Sorokin era alcoólatra, quando estava sóbrio era uma boa pessoa, mas quando estava alcoolizado se tornava agressivo e violento. Um dia o pai de Sorokin bateu nele e em seu irmão mais velho, forçando os dois a fugir de casa. Depois que se separaram de seu pai eles andaram de vilarejo em vilarejo até chegarem em Yarensk, onde conseguiram trabalho. Depois de um tempo em Yarensk voltaram Sorokin e seu irmão para a região Komi.
Viveu com seus tios, já com 14 anos, até ir para a Escola de Professores de Khrenovo, lá onde teve contato com vários intelectuais, não sendo “infectado” pelas idéias Marxistas, criou um grupo Social-Revolucionário, e começou a espalhar suas idéias para estudantes, trabalhadores e camponeses.
Em 1906, durante uma reunião com um grupo de camponeses, ele e seu parceiro-revolucionário foram presos. Durante os cinco meses que ficou preso, ele teve contato com vários revolucionários, onde tiveram várias discussões sobre problemas filosóficos, sociais e político-econômicos. Na prisão ele também conheceu e conversou com ladrões, assassinos e vigaristas, assim conhecendo um pouco mais sobre o mundo do crime e dos criminosos.
Depois de cinco meses foi solto, apesar de constantemente vigiado pela polícia, continuou com seu trabalho revolucionário. Depois de três meses acabou tendo que fugir