Biografia de pierre
“Na natureza selvagem” com as ideias de Karl Marx e Émile Durkheim.
Karl Marx
1ª Relação:
A concepção de Marx era exatamente transcender os limites entre diversas áreas de conhecimento, realizando uma nova síntese entre os conhecimentos com base na filosofia, sociologia, antropologia e ciência da natureza Alexander Supertramp, buscou isso, ele queria ultrapassar os limites do “cidadão civilizado”, vivendo sem compromisso, sem bens materiais, realizando apenas suas vontades, sempre buscando ser independente, vivendo apenas da natureza.
Supertramp viveu a filosofia de Marx, mas de uma forma mais radical e individual, o que Marx queria para toda a sociedade, Supertramp queria apenas para si.
2ª Relação:
Segundo Karl Marx “O modo de produção de vida material condiciona o processo de vida social, política e intelectual”.Supertramp queria se libertar desse “modo de vida”,pois seus pais sempre colocavam dinheiro e bens materiais acima de sua felicidade, causando sua revolta, e que por sua vez, descontente com sua vida, foi em busca de ser independente e viver da natureza.
3ª Relação:
O que Marx mais critica é a questão de como compreender o que é o homem. Não é ter consciência, nem tampouco ser um animal político, que confere ao homem sua singularidade, mas ser capaz de produzir suas condições de existência, tanto material quanto ideal que diferencia o homem.
Chris McCandless deixou sua vida materialista e mudou de identidade, se transformou em Alexander Supertramp, com um destino em sua mente, o longínquo e desabitado Alasca, acreditando lá encontrar a felicidade, acreditava que naquele lugar ele descobrira quem ele realmente é, mas depois de algumas semanas de extrema solidão, descobriu que “A felicidade só é real quando compartilhada”
Émile Durkheim
1ª Relação:
Os fenômenos sociais são considerados por Durkheim como exteriores aos indivíduos, e devem ser conhecidos não por meio psicológico, pela busca das