Biografia Pierre Levy
Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo
Curso de especialização em Gestão Integrada da Comunicação Digital em Ambientes Corporativos - DIGICORP
Biografia de Pierre Levy
DISCIPLINA PARADIGMAS DA COMUNICAÇÃO – pistas para sua futura monografia Professora. DANIELA BERTOCCHI
ALUNA CINTIA AMARO DAMASCENO
Pierre Levy nasceu na Tunísia – norte da África em 1956 numa família judia.
O inicio de sua carreira data de 1980 com a graduação em História; em seguida tornou-se mestre em História da Ciência na Universidade de Paris, PhD em Comunicação e Sociologia e Ciência da Informação.
Lecionou em Universidades como Universidade de Paris – St Denis, Quebec e Ottawa no Canadá, onde é atualmente titular da cadeira de pesquisa em inteligência coletiva.
Seu primeiro livro foi lançado em 1987 com o título: “A Máquina Universo”, que trata das consequências da informatização para a cultura. Seus estudos passam a concentrar-se no nascimento da cibernética e inteligência artificial. Tornou-se mundialmente conhecido em 1994 com a obra “A árvore do conhecimento”, em que aplica conceito de intercâmbio de conhecimento entre comunidades. Levy é tido como um autor otimista com relação ao futuro das tecnologias da comunicação, ele vê o indivíduo como portador de uma ferramenta capaz de tirá-lo da passividade frente aos antigos meios de comunicação e considera que o movimento da cibercultura vive num universo cada vez mais democrático. O estudioso propõe que as tecnologias da comunicação, (o ciberespaço e a cibercultura, onde há o virtual versus o real), nos colocam em um novo ambiente de “explosão de conhecimentos”. A partir disso, cria ainda o conceito de inteligência coletiva em que as inteligências pessoais são somadas e atingem um maior potencial em relação a elas quando isoladas. É possível seguir o pesquisador no twitter pelo endereço: https://twitter.com/plevy.