Biografia de marcel duchamp
George W. Marcus
Pp. 17- 38 Understanding Process
O Design existe em todos os aspectos do quotidiano, uma vez que tudo o que nos rodeia (criado pelo homem), provêm de decisões relativamente ao seu aspecto e funcionalidade. Na produção de um objecto é necessária a intervenção não só de designers como também de especialistas de outras disciplinas, como marketing, engenharia, pesquisa e gestão. Tal colaboração entre profissionais de diferentes áreas, muitas vezes leva o designer a dar prioridade às questões de estética e funcionalidade do processo de design.
Existem outros processos de Design, em que os produtos podem ser apresentados por firmas a manufactores de forma a trabalharem em conjunto e em grande escala, ou em alguns casos, em que indivíduos desenham, produzem e distribuem os produtos sozinhos.
O processo de design, que começa com a ideia e termina com a saída do produto da fábrica, pode ser divido em quatro fases. Em primeiro lugar è necessário fazer uma pesquisa de forma a entender as necessidades do consumidor compreendidas por conforto, segurança e eficiência de interacção. Após a pesquisa, durante a qual se estabelece o critério para o design do produto, o designer formula ideias respondendo às questões que haviam surgido e oferece possibilidades de direcção para o produto, definindo o conceito. Seguidamente decide-se o aspecto, a construção e o material do produto, e procede-se à construção de protótipos de aparência e de funcionalidade. Através de um processo de experimentação o design è revisto e os protótipos finais são construídos. Na fase final de produção, seleccionam-se manufactores e cria-se a embalagem.
As fases de design industrial são assim comparáveis às de artesanato, embora a produção de produtos de design seja feita em maior escala do que a de produtos artesanais. Desta forma o artesanato, ou por outras palavras, o produto feito à mão, adquire um valor de elite quando comparado com a produção em massa.