Biografia de Charles Perrault
Nº25
5º D
1
CHARLES PERRAULT
Biografia
Bibliografia
Raquel Vieira
Nº25
5º D
2
Charles Perrault foi um escritor e poeta francês do século XVII.
Filho de Pierre Perrault e Paquette Le Clerc, nasceu em Paris, em 12 de janeiro de 1628 e faleceu em 16 de maio de 1703.
Iniciou os seus estudos em 1637, no colégio de Beauvais, tendo demonstrado um certo talento para as línguas mortas. Seu irmão, Claude Perrault, tornou-se um notável arquiteto.
Em 1643, ingressa no curso de Direito e, em 1651, com apenas vinte e três anos, consegue o seu diploma, tornando-se advogado. Em 1654, foi cobrador geral do reino. No ano de 1671 é eleito para a Academia Francesa de
Letras.
Foi Superintendente de construções do Rei Luís XIV.
Casou-se em 1672 com Marie Guichon.
Perrault foi imortalizado por ter criado uma literatura de feição popular, de gosto infantil que contou também com a aprovação dos adultos.
Raquel Vieira
Nº25
5º D
3
Com pouco mais de 50 anos, dedicou-se à educação dos filhos, tendo começado a registar as histórias de tradição oral que lhe tinham sido contadas pela mãe.
Com quase 70 anos, publicou um livro de contos conhecido, na época, como "contos de velha", "contos da cegonha" ou "contos da mãe gansa", sendo este último o título por que ficou conhecida a sua obra em todo o mundo.
As histórias tinham, no final, moralidades. Há, assim, da parte do escritor, a intenção de conciliar um teor pedagógico associado ao lúdico.
Raquel Vieira
Nº25
5º D
4
Foi contemporâneo de Jean de La Fontaine, poeta e fabulista francês, célebre pelas suas fábulas com histórias de animais com características humanas, com suas virtudes e defeitos, sendo conhecido como o Pai da Fábula
Moderna.
Charles Perrault foi considerado o Pai da Literatura Infantil.
Raquel Vieira
Nº25
5º D
5
Chapeuzinho Vermelho
A Bela Adormecida
O Pequeno Polegar